Nov
27
2014

VEJA QUANTO VALE A PENA COMPRAR O SEGURO PARA CELULAR

45398.62690-Smartphone-protegidoA procura pelo seguro para celular vem aumentando anualmente. Somente em 2013, a venda de apólices cresceu 75% em algumas seguradoras em relação ao ano anterior. O produto tem por objetivo repor ou ressarcir o dono do aparelho em caso de roubo e furto.

Apesar da proteção garantida nesses casos, os consumidores ainda têm dúvidas sobre quais situações estão inclusas na apólice e quando a contratação é vantajosa.

O seguro só ressarce o consumidor em casos de roubo e/ou furto qualificado, quando ocorre abordagem ameaçadora de bandidos (coação) e arrombamento de carros ou do local (residências, empresas etc.), respectivamente. Os casos de furto simples, quando o aparelho é levado sem que o dono perceba, não são cobertos pela apólice.

Além disso, a apólice cobre até 75% do valor que consta na nota fiscal do celular. Portanto, antes de fechar o negócio, faça a conta. Se for um custo difícil de repor, a compra do seguro vale a pena.

Outra informação importante é que problemas no aparelho, como quebra da tela ou descargas elétricas, por exemplo, não são cobertos pelo contrato básico. Para garantir o conserto ou troca do celular, neste casos, é preciso incluir no contrato as demais coberturas que são oferecidas, como o dano acidental e elétrico.

Mas o que fazer quando o celular é roubado?

Se o seu aparelho for levado, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora de telefonia para comunicar o ocorrido e solicitar o bloqueio do aparelho. Em seguida, é fundamental a realização de um Boletim de Ocorrência para a comunicação do crime.

O acionamento da seguradora deve ser a terceira providência do dono do aparelho sinistrado. Para acionar a apólice de Roubo e Furto Qualificado de celular, o cliente deve enviar para a seguradora uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência, uma cópia autenticada da Nota Fiscal do aparelho e do B.O. e uma declaração do segurado descrevendo como aconteceu o roubo/furto.

Lembre-se, em caso de abordagem (roubo), jamais resista e entregue seu aparelho, afinal o dinheiro perdido se recupera, ainda mais se você tiver um seguro.

Fonte: Revista Apólice